segunda-feira, 16 de maio de 2011

Afinidades desconhecidas

Uma das grandes novas alegrias que a internet nos dá é descobrir afinidades com gente que nem conhecemos. Esse blog promove esses encontros.

O Peterson, por exemplo, comentou que " Acabei de voltar de Santiago. Esse post foi a última coisa que li antes de arrumar a mala. Obrigado pela dica da cerveja! Provamos a Kunstmann e Austral das que vocês falaram. Também gostei da Mestra!"

E esse comentário foi feito acerca de um artigo escrito por dois outros amigos do blog, que organizaram um post sobre cervejas: a Nancy e o Nelson.

Em homenagem a esses amigos desconhecidos, reproduzo abaixo a contribuição da Julia Borba, que esteve no Chile no começo do ano e nos escreveu: "Meu nome é Julia, e acabei de ler uma boa parte do seu blog e me encantei !! Fui pra lá em janeiro deste ano (...) Também sonho em morar lá, e já tenho formada dentro de mim a minha alma chilena (...)me identifiquei com o perfil (...): brasileiros amantes do Chile"



Minha viagem ao Chile
por Julia Borba
:: amiga do blog ::

Fui para o Chile em janeiro deste ano e ... fiquei TRÊS DIAS dentro de um ônibus!! Mas todo o esforço valeu a pena, já que lá é um lugar lindo e a cultura encantadora ; segue a lista dos lugares que conhecemos:

Aduana Chilena: chegamos lá as 4h30 da manhã e saímos as 7h00. Dá pra ver bem de perto a Cordillera , e a vista é encantadora!!!!! Claro, lá é muito frio, e quem não está acostumado, sente os efeitos das grandes altitudes.

Caminho para Los Andes: se subimos a Cordillera ... então também descemos! São 30 curvas, acompanhadas pelas montanhas e pelo rio Mapocho

Ciudad de Los Andes: ficamos hospedados num colégio que tinha uma grande estrutura: piscinas, 6 quadras, sala adaptada para alunos especiais, cafeteria, sala de dança, laboratório, sala de informática etc.; visitamos a Codelco (empresa da mineração chilena de cobre) e um “clube” patrocinado por ela, o Polideportibo. Passeamos por um shopping chamado Espacio Urbano (destaque para o Bar Mamut), e lá dá pra fazer o cambio de moedas. O Jumbo (supermercado) em comparação, é um “Extra” chileno.

Caso você tenha amigos chilenos e queira ligar para eles, você pode encontrar as “cabinas telefônicas” nas ruas, shoppings e também em casas (sim, casas de famílias); nas casas, as cabinas ficam do lado de fora, e para ligar, você passa o número desejado para o dono/dona, espera ele digitar o número da mesa dele, entra na cabina e fala. Ligação para fixo (llamada para fijo) pode ser feita a partir 100 pesos e para celular a partir de 200 pesos, mas não se esqueça de colocar *09+número .

Em Calle Larga (cidade vizinha) visitamos o Estadio de Calle Larga, que é a escola de futebol dos jovens colocolinos (como dizem, “KLLE LARGA ES ALBO”)

Muitos jovens se encontram na Plaza de Armas, ou fazem os CARRETES (festas, reuniões entre amigos) em suas casas acompanhado de um ASADO (e em outros casos, COPETES, que é a bebida alcoolica)
Em fevereiro, acontece as Las Chayas de Los Andes, que são 3 dias de shows em que muitos jovens vão para dançar, ou simplesmente se juntar.

Algo muito interessante de lá é que antes do Reggaeton* ser moda, o NOSSO AXÉ dominava as “discotecas” de lá, então, quando eu cheguei lá, sempre me perguntavam “sabe dançar axé? Aquela música lá ...”  -- *Reggaeton pode ser definido como uma mistura de reggae + rap, e as letras são tão pesadas como as do funk brasileiro ...


A Julia mandou também o link para fotos no SkyDrive.